Pages

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

"Você conheçe a sí mesmo?" : Texto chato, Não Leiam e se o fizer Não critiquem por favor!



-Este texto consiste de uma auto-reflexão, não é jornalistico, cientifico, no máximo literário. Permito-me a liberdade de expressão das minhas idéias. Obrigado por lerem.


Sempre que me sinto letárgico ou deprimido não busco saber as razões e sim, entender o que a minha alma está necessitando expressar. Nestes momentos percebo que existem muitas coisas que aprendemos ao tentar explicar algo etc. Exemplo disso é que eu iniciei minha carreira docente aos 16 anos de idade lecionando em Pré-vestibular, aprendia muitíssimo mais a cada aula que ministrava. Isso é um processo natural na minha vida.

Hoje foi um desses dias, acordei assim, letárgico. De manhã, no caminho do quarto a cozinha escreveria minutas de saberia de tanta introspecção que fiz. Cedinho eu conseguiria saber que isto estava relacionado a algo relativo a minhas amizades. Tinha sido criticado por uma pessoa que gosto e acusado de insensibilidade e egoísmo. E então me perguntei: Quem sou eu, então?  Nossa! Esses estados depressivos são tão úteis. Pensei sobre como eu me comporto com colegas e como os outros colegas se comportam, porque às vezes alguns são preferidos e outros preteridos.


-É nesses momentos que tiramos para pensar em questões sobre a vida são ótimos para nos conhecer, principalmente quando levamos as reflexões até o fim...

Continuando... Quando algo nos afeta o Ego, Este algo pode ser definido como auto ou alo influencia. Quando de fora para dentro este algo: alo influencia, o movimento oposto, auto-influencia. Um exemplo prático são as tendências de moda. Todas elas, quando nos despertam desejos, estão simplesmente fazendo esta influencia de fora para dentro acessar mecanismos que, em seu Ego, são produtores da “necessidade” de dentro para fora.  Vestir-se como a moda dita não é uma necessidade a necessidade é a não observância do processo de influencia ou a absorção da influencia sem nenhum critério. Recomendo a Indústria Cultural de Theodor Adorno (1903-1969). Identificar qual tipo de influencia é a influencia que gerativa dos nossos estados: Alegres, tristes, letárgicos etc. não é tarefa fácil e nem nos deve ocupar a mente, pois dificilmente pode ser identificado. O que deve ser motivo de perdermos muito e muito tempo é sim a meditação saudável que nos gera o autoconhecimento, ou seja, o processo é mais importante do que o resultado.

Você se conhece? Você horas em frente ao PC, TV, ao telefone. E quanto a você mesmo, tem gasto o tempo necessário cuidando de quem está ai dentro? QUEM É VOCÊ? Essa pergunta já te apareceu esta semana?


Bom não trouxe resposta prática, nem ao menos o por quê das perguntas que me fiz e etc, porém, sem duvidas, trouxe a minha alma mais um momento de reflexão e auto-conhecimento. Conheça-se a si mesmo.

Acabei de descobrir que realmente sou egoísta... Agora me Basta: Marcos 8: 34 Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo.

4 comentários:

A Desbocada disse...

Texto profundo... Sinto você mais quieto, mais introspectivo. Esse tipo de dúvida sobre nós (nosso interior)normal... Talvez uma fase, um desabafo.
Passa...
beijos

Anônimo disse...

É nesses momentos que tiramos para pensar em questões sobre a vida são ótimos para nos conhecer, principalmente quando levamos as reflexões até o fim...

Nosso coração sempre interrompe nossas reflexões rsrsr! porque será? o pior é que deixamos rs, mas quando levamos até o fim, nos tornamos egoístas? não! Nos amamos mais! A cada dia galgamos em direção a uma possível maturidade! Sinceramente quero ser criança em quanto eu viver rsrsrs! bjão amigo! TE ADMIRO DE MONTAUMMMM!

João Paulo

Anônimo disse...

puta que pariu!!!!

tu dava aula para chimpanzés? pow, seus ex-alunos devem estar te caçando para te meter a porrada ou então não devem ao menos saber colocar uma virgula na sentença..... que porra é essa de letárgico? está igual ao seu texto....indecifrável....

Anônimo disse...

Palavras de um burro:

"Bom não trouxe resposta prática, nem ao menos o por quê das perguntas que me fiz e etc, porém, sem duvidas, trouxe a minha alma mais um momento de reflexão e auto-conhecimento. Conheça-se a si mesmo."


Faça uma revisão básica nessa merda de parágrafo sua anta! Que droga de auto-conhecimento é esse?

"Conheça-se a si..." é o seu outro eu?

Seu burro!

Postar um comentário