Pages

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Pode um macumbeiro entrar no Reino dos ceus?

Nesta manhã conversava com um religioso de uma igreja neo-pentecostal que me dizia: Esses macumbeiros terão um destino certo, o inferno!

Imediatamente me lembrei de um diálogo que tive com um jovem poeta e historiador L.R. sobre o mesmo assunto quando este jovem me disse: e Se lhe respondem “EU NÃO ACREDITO QUE EXISTA O INFERNO”.

****** Agora pensa!! ****

Primeiramente, ao pensar, eu resolvi raciocinar o significado do vocábulo: macumba que é “má sorte”, ou seja, referindo-nos a um praticante de determinada religião como macumbeiro estamos atribuindo-lhes o título de azarados, será que são mesmo?

Nossa, que conclusão absurda! minha mente vagou neste momento. Tenho amigos "macumbeiros" tão sortudos!

Penso que essa tal Ressignificação Relativa das palavras não cabe para julgarmos a religião dos outros. Já ouvi tantas pessoas sendo chamadas de Judeus por serem mesquinhas (conheço Judeus abençoadores). Eu mesmo me enojo ao ser chamado de "crente", crente todo mundo é. E evangélico então... Deus que me defenda! (Não gosto do que algumas igrejas têm feito do Evangelho na atualidade).

Eu detesto ser chamado do que realmente não sou, imagina o que deve ser ouvir “azarado” para alguém feliz com a sua religião. É bem verdade, pois de qual inferno que estava-se falando? Provavelmente do inferno de ser perseguido por esses evangeliqueiros com esse deus preconceituoso que não é o mesmo que eu conheço, pelo menos não é o que o Cristo apresenta. Se aquele que eu conversara estava falando de Inferno, provavelmente se referia ao que Ele mesmo vive e contamina às outras pessoas com o que vem de dentro si. Não é o que vem de dentro que contamina o homem?  (Matheus 15: 10-11)

Quanto à Salvação, deixo como um segundo passo, pois afinal Devemos SIM, aqueles que seguem o Evangelho de Cristo pregar o amor. Foi isto que Ele nos ensinou . E eu penso que alguns dos tais "Macumbeiros" estão a centenas de passos à frente de alguns evangeliqueiros nesta missão.


Neimar Oliveira – o anátema

Cristão reformado; Professor e Estudante Universário.

3 comentários:

A Desbocada disse...

Você acredita que escrevi um comentário imenso e não foi... Que raiva!
Mas vamos ao assunto: esse tema é sempre polêmico, últimamente vivemos uma invasão de evangélicos fanáticos que acabam se tornando intolerantes religiosos... Desculpe a alguns, mas há os que vivem em fanatismo sim!
Certa vez ouvi uma coisa que ao mesmo tempo me chocou e me fez refletir sobre o tema, foi o seguinte:
-Eu tive vontade de tacar pedra em umas mulheres que estavam fazendo um "despacho"...

Tacar pedra? Como assim? Não foi Jesus que disse que taque a primeira pedra quem nunca cometeu um pecado!
Pois é, as pessoas estão esquecendo as palavras do profeta Jesus e dando mais valor a templos e fanáticos religiosos que fazem lavagem cerebral e esquecem de pregar a palavra de Deus que antes de tudo é amor ao próximo.
Ao invés de se preocupar se fulano é macumbeiro ou não, acho que seria melhor fazer caridade com aqueles que realmente precisam de atenção. Essa era a verdadeira religião de Jesus!
Abraços!

CHATÃO disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Calcanhar de Aquiles disse...

“Posso até não concordar com o que você diz, mas respeito até a morte o seu direito de pensar diferente de mim.” (Adaptado de Voltaire)
Bom seria que os que praticam a “intolerância”, seja qual for, exercitassem essa máxima iluminista acima e que não ignorassem que vivemos num país onde impera o sincretismo e a liberdade religiosa.

Postar um comentário