Pages

quinta-feira, 4 de março de 2010

Serie Religiosos: 1. Grandes Demônios da Humanidade: "Don Diego de Landa - O Bispo de yucátan"

[Valho-me do direito à licença poética: Eis aqui um desabafo]Eis alguns resumos dos Registros da intolerancia Religiosa -Um Aconteimento pelo século XVI . Este texto tem caracter informativo motivado por uma reflexão.

" Kukulcán fue una importante divinidad de los mayas. Estaba asociado a diversas manifestaciones culturales, donde se destacan el poder político, la guerra y la a religión. Su principal desdoblamiento o manifestación de da bajo la representación de una “serpiente emplumada”, que es símbolo de la vida por excelencia, pues asocia el cielo (representado por el ave quetzal) y la tierra (representado por la serpiente) como los generadores de la misma vida. Alexandre Guida Navarro - Historiador(1)"

Navarro (2008), resenhara no parágrafo inicial de  um artigo sobre a civilização Maia, civilização que nos últimos milênios pôde ser considerada detentora de enorme avanço tecnológico ao ser pesquisada. Civilização destruida pela ignorância, a ignorância do cristianismo político e ecônomico, o mesmo cristianismo que aponta-nos uma arma em muitas de suas sessões, em sessões que muitas vezes invadem nossos lares nas manhãs e tardes do dia; que destrõem e carregam pela opressão, pela humilhação.


A civilização maia foi uma cultura mesoamericana pré-colombiana, notável por sua língua escrita (único sistema de escrita do novo mundo pré-colombiano que podia representar completamente o idioma falado no mesmo grau de eficiência que o idioma escrito no velho mundo), pela sua arte, arquitetura, matemática e sistemas astronômicos. Inicialmente estabelecidas durante o Período pré-clássico (2000 a.C. a 250 d.C.), muitas cidades maias atingiram o seu mais elevado estado de desenvolvimento durante o Período clássico (250 d.C. a 900 d.C.), continuando a se desenvolver durante todo o período pós-clássico, até a chegada dos espanhóis.

Religião

(Cerimônia maia - Bênção de uma criança)

Pouco se sabe a respeito das tradições religiosas dos maias, a religião ainda não é completamente entendida por estudiosos. Assim como os astecas e os incas, os maias acreditavam na contagem cíclica natural do tempo. Os rituais e cerimônias eram associados a ciclos terrestres e celestiais que eram observados e registrados em calendários separados. Os sacerdotes maias tinham a tarefa de interpretar esses ciclos e fazer um panorama profético sobre o futuro ou passado com base no número de relações de todos os calendários. A purificação incluia jejum, abstenção sexual e confissão. A purificação era normalmente praticada antes de grandes eventos religiosos. Os maias acreditavam na existência de três planos principais no cosmo: a Terra, o céu e o submundo.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Maias


 A Conquista Espanhola precedeu a destruição de documentos históricos fundamentais para a humanidade e toda uma civilização, que por considerada barbara, fora disimada. - Barbaros são aquelas que semeiam a desordem, pois sobrevivem da guerra!

Grande parte da perda do registro histórico ocorreu motivada por um religioso chamado  Frei Diego de Landa nomeado Bispo do Yucatán em 1572, encarregou-se da destruição da maior parte documentos históricos da cultura maia. Redigiu um documento conhecido “Relação das Coisas de Yucatán”, dando as suas razões para essa atitude. Esse documento veio a se tornar uma fonte de consulta para os pesquisadores. 
Don Diego, bispo de yucatan

“Estas pessoas empregavam certos sinais ou certas regras com os quais inscreviam, em seus livros, a história antiga e suas doutrinas. Graças a essas letras, como a desenhos e figuras, compreendiam a história, faziam-na compreender aos outros e podiam ensiná-la (...) encontramos grande número desses livros, e como não continham senão superstições e mentiras diabólicas, os queimamos a todos, apesar do grande desgosto dessa gente.”
Dom Diego de Landa

(Guirao.P.O – O Enigma dos Maias, Ed. Hemus
Tamanha destruição so fora possível pois os "barbaros" espanhóis acabaram com a história, vida e religiação de um povo que poderia preceder fonte de grande avanço em nossa cultura. Disponibilizo abaixo uma apresentação que mostra algumas das similaridades culturais. 



Veja a apresentação de power point a seguir: A Civilização Solar




 1.Kukulcán como metáfora de la guerra. NAVARRO, Alexandre Guida (2008). In: http://www.historiaehistoria.com.br/materia.cfm?tb=arqueologia&id=25

0 comentários:

Postar um comentário